Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

COMO SE ESCONDER DE UM DEUS QUE TUDO VÊ?

E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. (Hebreus 4:13)


Todos sabemos o tamanho da importância da presença de Deus para as nossas vidas. E sem ela nada faria sentido algum em nossa jornada cristã. Mas o que a presença de Deus nos proporciona, ou seja, o que ela é capaz de fazer em nossas vidas? Porque não podemos fugir dela?


O próprio salmista vai nos dizer: Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda ali a tua mão me guiará, e a tua mão direita me susterá. Se eu digo: "As trevas, com certeza, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite", até as próprias trevas não te serão escuras, e a noite é tão clara como o dia. Para ti, as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. (Salmos 139:7-13)


Deus está presente em todos os lugares, e sim, ele nos observa a todo o momento. Não há como escapar dos olhos do Senhor, e aqui estamos expressando um de seus atributos: a onipresença. Porém, mesmo que esse atributo faça parte do nosso contexto, quero ser enfático de como Deus sempre frustra as nossas tentativas de escapar de sua presença.


O que a presença de Deus pode proporcionar às nossas vidas?


Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura. (Hebreus 10:19-22)


Tudo o que a presença de Deus pode nos proporcionar passa exatamente por: 

1. Se aproximar com um coração sincero.

2. Ter plena certeza da fé.

Sinceridade e fé são os combustíveis para que possamos acender a chama da presença de Cristo em nossas vidas. A sinceridade demonstra a condição do nosso coração e a fé demonstra a firme certeza de que Deus pode alterar qualquer realidade através de sua presença.


O autor da carta aos Hebreus diz que ao nos aproximarmos de Deus temos os nossos corações purificados de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura, porém o que isso significa? 

 

Em primeiro lugar, um coração sincero com plena certeza da fé em Cristo jesus pode ser liberto de qualquer mazela ocasionada pelo pecado. A sinceridade nos faz confessar a Deus as nossas fraquezas e também os nossos pecados, e quando existe a confissão existe também o perdão. O pecado vai minar, exatamente, o nosso coração e deteriorar os nosso sentimentos para que o amor não se manifeste, porém o Espírito Santo consolador pode remover toda a sequela deixada pelo veneno de satanás, ou seja, a presença de Deus em nós através da pessoa do Espírito Santo descontamina a nossa alma do agente que impulsiona os nossos pensamentos ao pecado. 


O segundo ponto vai exatamente ser o resultado desta descontaminação, a fé sincera no sacrifício de Cristo na cruz nos faz ser lavados pelo seu sangue e nos torna limpos. É uma ação simultânea, porém atuando e diferentes áreas da nossa vida: a presença do Espírito Santo descontamina o nosso interior e o sangue de Cristo remove todas as sujeiras que o pecado deixou em nosso corpo, ou seja, só é lavado pelo sangue aqueles que aceitaram ser descontaminados pela ação do Espírito Santo. Um organismo saudável ou doente vai apresentar através do corpo todos os sintomas, no reino não é diferente, o corpo vai sinalizar através das atitudes que o coração está realmente sendo limpo por Cristo.


Porque não podemos fugir da presença de Deus?


Existe alguma forma de fugir da presença de quem é onipresente? A resposta definitivamente é não. Mas Deus dotou o  homem do livre arbítrio, ou seja, mesmo Deus sendo todo poderoso e tendo corporalmente toda a plenitude da divindade Ele decide não tirar o direito de escolha do homem.


O livre arbítrio pode parecer até uma boa prerrogativa para nos esquivar de Deus, porém o versículo citado no início vai dizer: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença…”. O termo manifestar em sua etimologia vai significar ser agarrado ou apanhado pela mão, em outras palavras o trecho acima poderia ser escrito da seguinte forma: “ E não há criatura que não seja agarrada/apanhada pela mão na sua presença…”.


“...todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” Descobrir e expor possuem significados diferentes, o primeiro significa ação oposta a cobrir e o segundo significa colocar para fora. Olha que coisa interessante: tudo o que fazemos, seja o bem ou o mal, está totalmente acessível aos olhos de Deus.


Saulo em determinado momento foi agarrado/apanhado pela luz de Cristo e essa mesma luz mostrou a ele o quanto era duro permanecer nas mesmas atitudes erradas e perseguidora da igreja. Cego durante três dias e três noites, obteve tempo suficiente para orar ao Senhor e expor os seus erros, porém através de uma revelação Ananias vai até Saulo, ora e a visão é restabelecida.


A ação da presença de Deus


Falei anteriormente sobre a descontaminação do homem pela ação do Espírito Santo e aqui podemos entender exatamente como é realizada essa ação. Deus não deixa nada encoberto, logo para que Ele possa tratar o seu interior primeiro mostrará a você, através de sua palavra, todos os pecados que já cometeu. Nessa etapa você tomará consciência dos seus atos para que de livre e espontânea vontade você possa seguir para a próxima etapa, expor a Deus todos os seus pecados. Se Deus já conhece preciso realmente expor? Exatamente isso! Quando é exposto coloca-se para fora, e só colocamos para fora aquilo que não nos serve mais, ou seja, quando exponho meus pecados a Deus estou indiretamente dizendo: nada disso me interessa mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário