Pesquisar este blog

domingo, 23 de julho de 2023

DEUS NÃO SUPORTA O MEIO TERMO!

Conheço as obras que você realiza,que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. (Apocalipse 3:15,16)


Você é uma pessoa indecisa? Costuma estar sempre no meio termo? Possui opinião e posicionamento voláteis? É exatamente sobre isso que quero esclarecer através do texto bíblico citado acima. 


Em primeiro lugar entenderemos que o versículo acima faz parte da carta enviada a igreja de Laodicéia (uma das sete igrejas da ásia), porém qual o contexto histórico desta igreja? Localizada entre importantes rotas comerciais a cidade de Laodicéia possuía bancos, indústria de tecidos e uma influente escola de medicina, contudo Deus deixou uma mensagem muito clara para os crentes daquela cidade: Aconselho que você compre de mim ouro refinado pelo fogo, para que você seja, de fato, rico. Compre vestes brancas para se vestir, a fim de que a vergonha de sua nudez não fique evidente, e colírio para ungir os olhos, a fim de que você possa ver. (Apocalipse 3:18)

Mesmo morando em uma cidade muito influente, os crentes de Laodicéia precisavam aprender com Deus o verdadeiro sentido de riqueza, vestimentas e unção, mas para isso era necessário que algumas posturas fossem mudadas: 


Apatia/Indiferença/Superficialidade


Essas são características das pessoas mornas, que não se importam ou não querem se posicionar de forma convincente sobre algo ou alguém. Estar na zona de conforto já é suficiente para esses indivíduos que não possuem nenhuma intenção de promover alguma diferença no mundo. 

Quero que você entenda como essas características são nocivas. O superficial não quer ser profundo em nada, ou seja, quanto menos souber ou menos envolver-se melhor e tudo isso em conjunto com sua apatia e indiferença não permite que nada seja feito com a entrega devidamente necessária.

Não é de se estranhar o porquê Deus tem tanta repulsa por pessoas mornas! Jesus deixou um mandamento: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." (Mateus 22:39), porém esse mandamento não pode ser cumprido por pessoas apáticas, indiferentes ou superficiais, até porque amar requer uma postura decidida e intensa. 

 

Decisão/Intensidade


Mas, se vocês não quiserem servir o Senhor, escolham hoje a quem vão servir: se os deuses a quem os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão morando. Eu e a minha casa serviremos o Senhor. (Josué 24:15)

Observe como Josué demonstra claramente o seu posicionamento de servir a Deus juntamente com a sua casa. É também notória a intensidades das suas palavras dizendo para o povo decidir a quem serviriam.

É exatamente este posicionamento que Deus espera da igreja! Paulo vai dizer ao jovem Timóteo  em uma de suas cartas: Por esta razão, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos.Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (2 Timóteo 1:6,7) Não fomos revestidos com um espírito de covardia, mas com um espírito de poder, intensidade e decisão. Não estamos nesta terra para ser mais um número no senso humanitário, não estamos nesta terra para viver conformados com os sistema implementado, na verdade estamos neste mundo, mas não somos dele. Estamos aqui para atuarmos como boca de Deus para uma geração que se corrompe no pecado cada vez mais, estamos aqui para fazer a diferença no meio daqueles que sempre querem ser iguais e sim estamos na contramão de tudo o que mundo tem para nos oferecer.

Olhando para esse cenário, não consigo encontrar espaço para pessoas mornas. Aqui você precisa escolher um lado, assim como Josué disse ao povo. Deus não consegue contar com pessoas mornas, porque seus pensamentos e decisões vivem voláteis, ou seja, não possuem uma definição ou um parâmetro específico.

Então ainda dá tempo de você tomar uma atitude decidida e intensa, ainda há tempo de você viver o melhor de Deus nesta terra, saia de cima do muro urgentemente e decida com intensidade servir ao Senhor.


Riqueza, Vestes e Unção


Aconselho que você compre de mim ouro refinado pelo fogo, para que você seja, de fato, rico. Compre vestes brancas para se vestir, a fim de que a vergonha de sua nudez não fique evidente, e colírio para ungir os olhos, a fim de que você possa ver. (Apocalipse 3:18)

Deus vai comparar riqueza ao ouro refinado pelo fogo: este método de refino do ouro consiste, basicamente, em revelar as impurezas contidas junto ao metal. O ouro, por sua vez, é mais pesado e, ao ser aquecido, desce ao fundo fazendo com que as impurezas se revelem na superfície do metal derretido. A bíblia vai nos dizer que o fogo revelará as nossas obras: E, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, a obra de cada um se tornará manifesta, pois o Dia a demonstrará. Porque será revelada pelo fogo, e o fogo provará qual é a obra de cada um. Se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer, esse receberá recompensa. (1 Coríntios 3:12-14)

As vestes brancas denotam a santidade e, ser santo, deve ser o compromisso de cada filho de Deus.  A nudez denota o pecado, logo devemos diariamente lutar contra ele vestindo as roupas de santidade. 

Colírio denota a unção de Deus, precisamos de olhos ungidos para combater o pecado que de tão perto nos rodeia. 

É preocupante a realidade de uma igreja cega que não enxerga a vergonha da sua nudez e não consegue se purificar de seu pecado. Observando isso podemos dizer que a igreja de Laodicéia estava cega, nua, miserável e pobre por causa do seu pecado e ego.

Mas existe uma forma de vencermos a condição de miserável, pobre, cego e nu e é mediante ao sangue de Cristo derramado na cruz do calvário que nos purifica de todo o pecado, e isso é mediante a uma decisão! Você não conseguirá modificar a sua realidade de vida se continuar sendo apático, indiferente e superficial! Você precisa deixar de ser morno, decida-se! Pare de querer ficar no meio termo para agradar a todos, quem se posiciona não está preocupado em agradar a homens, porém a Deus. Seu posicionamento só passará a ser firme quando for respaldado por decisão e intensidade, isso fará com que Deus mova os céus ao seu favor e ordene que as bênçãos estejam com você. 

Riquezas, vestes e unção são conquistadas por pessoas que decidiram ter uma postura firme diante de Deus, ou seja, quando nos vestimos de santidade somos cheios de unção que nos capacita a administrar riquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário