Pesquisar este blog

domingo, 30 de julho de 2023

CONFIAR EM DEUS! O que ainda não te falaram sobre isso!

"Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, porque as suas folhas permanecem verdes; e, no ano da seca, não se perturba, nem deixa de dar fruto." (Jeremias 17:7,8)

Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor


O profeta Jeremias vai definir uma pessoa bendita ou uma pessoa abençoada, ambos os termos são sinônimo, no trecho acima. Observe que ele coloca dois pilares nessa definição: 


1. Confiar no Senhor: é acreditar firme e completamente em Deus. Neste cenário não existe espaço para a dúvida. Aqui a entrega não é opcional e sim obrigatória, porque não estamos no controle de nada, mas o Senhor comanda tudo.

2. Esperança é o Senhor: é simplesmente esperar pelas bênçãos prometidas depositando em Deus todos os nossos anseios. Aqui o tempo não é nosso, mas ele é quem determina a hora exata.


Além de definir o que é ser abençoado, o profeta mostra o porque descrevendo um cenário que pode mudar nossos conceitos ao analisá-lo corretamente. Este cenário possui alguns elementos peculiares e intrínsecos à vida de um cristão, vamos ver quais são eles? 


Árvore plantada junto às águas e estender raízes


Plantando junto às águas é o mesmo que estar próximo a Cristo, porém precisamos estender raízes para o ribeiro, e o que isso quer dizer? Raiz aqui vai dar ideia de conexão, mas atente para um detalhe: a raiz sempre está sob terra profundamente. O que quero dizer aqui é: precisamos nos conectar profundamente a Cristo! Jeremias está nos dizendo que não adianta estar somente próximo ao ribeiro, nossas raízes precisam se estender e conectar as águas!

A raiz tem a função de captar nutrientes para manter a árvore saudável, então pega a visão comigo: Cristo é a fonte que jorra eternamente, nós somos as árvores e precisamos estender as nossas raízes para que possamos receber os nutrientes diretamente das águas. Em outras palavras, se você não está conectado a Cristo corre um sério risco de morrer por falta de nutrientes espirituais para a sua alma. 


No calor as folhas permanecem verdes


O calor nos remete a tempos difíceis e folhas verdes a permanecer inabaláveis. O profeta vai dizer que quando confiamos e tornamos o senhor a nossa esperança permaneceremos inabaláveis nos dias de dificuldades. Então uma entrega plena e uma espera pelo tempo de Deus irá produzir em nós resiliência para os dias difíceis.


Na seca não deixa de dar fruto


A seca é o tempo de escassez e dar fruto é não parar de produzir. Confiar e esperar no Senhor é continuar produzindo mesmo que o tempo não pareça oportuno. Nesse cenário a escassez passa a ser um meio gerador de oportunidades para que a nossa produção aumente, e sejamos ainda mais alcançados pelas bênçãos de Deus. Você não deve ficar estático diante da escassez, muito pelo contrário, analise o cenário e enxergue as oportunidades que estão surgindo para sua vida, Deus está lhe proporcionando isso.


Cristo o refrigério para as nossas almas


Confiar em Deus é ir contra as impossibilidades e se manter firme nos momentos de pressão, e isso se dá porque a nossa entrega a Ele não é parcial e sim por inteiro. Como disse anteriormente: ao confiar em Deus não há espaço para dúvida!

Permanecer inabaláveis na dificuldade e produzir na escassez são características de pessoas que possuem a presença do Espírito Santo. O ribeiro que refrigera a nossa alma é Cristo Jesus e nos capacita a passar por toda a qualquer situação adversa que possa surgir. O que nos mantém firmes é saber que nossas raízes estão conectadas à fonte, e essa fonte está enviando os nutrientes necessários para que possamos continuar fortes e saudáveis espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário