Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de junho de 2023

EM DEUS NÃO HÁ RESERVAS!

 Porque podemos afirmar que em Deus não há reservas? 


Em primeiro lugar gostaria que você entendesse que o conceito de finitude não se aplica ao Todo Poderoso, ou seja, Deus é infinito. “Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.” (Salmos 147:5) 

O segundo ponto é que em Deus habita toda a plenitude! Isso equivale a dizer que Ele é completo e de nada tem falta. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Colossenses 2:9)


Essas duas verdades trazem à tona um ponto importantíssimo, como um ser infinito e de que nada têm falta pode apresentar alguma reserva? Em sua etimologia a palavra reserva trás o sentido de economizar o que não é aplicável a quem possui plenitude e infinidade como características. O que Deus teria que economizar para que não lhe fizesse falta? Ele é dono de tudo e tudo está ao alcance de sua soberania! “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor , o Deus de vocês; a ele pertencem a terra e tudo o que nela há.” (Deuteronômio 10:14)



Nossas “reservas” nos afastam de uma vida plena em Deus


“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hebreus 4:13) 

O texto acima literalmente vai dizer que nada fica oculto aos olhos de Deus e tudo está exposto diante de sua presença, mas o que nos leva a confiar e estar na presença de Deus com tantas reservas? Nos últimos dias uma chama tem acendido em meu coração, de não me apresentar ao Eterno com reservas. Toda infinidade e plenitude da divindade pertence a Deus, logo é impossível Deus querer se reservar no relacionamento com alguém. Ele deixou tudo acessível a seus filhos sem economia alguma, ou seja, tudo é tudo mesmo no sentido literal da palavra, porém só acessamos a plenitude de Deus quando nos entregamos sem reserva alguma, sem preocupações, sem medo, sem timidez.

“Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós…” (Efésios 3:18-20)

É humanamente impossível mensurar o poder e a grandiosidade de Deus, vai além da compreensão e intelecto humano, porém o fato mais incrível de tudo isso é que todo esse poder está plenamente disponível para aqueles que o querem acessar através de um relacionamento sincero com Ele.



Cheios de uma vida plena


“Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

O segredo para ter acesso a uma vida plena está naquilo que você prioriza! E quando Deus se tornar sua prioridade, é a partir deste momento que você começa ter acesso com toda plenitude o que já está disponível.  Vou dizer mais uma vez: - é impossível que Deus com toda sua infinidade e plenitude disponibilize algo parcialmente ou com reservas para seus filhos. Na verdade somos nós mesmos que acessamos as dádivas divinas de forma parcial, e isso se dá quando não nos entregamos ou não priorizamos a Deus de forma plena. Existe aqui uma relação de proporcionalidade: quanto mais me aproximo e me relaciono com Deus mais acesso a plenitude das infinitas bênçãos que ele tem, mas acessar é um verbo de ação, ou seja, você precisa agir, se aproximar, se relacionar para que Deus libere sobre você plena vida.

Saia do seu lugar de acomodação, saia de sua zona de conforto! Veja o que Deus diz para os preguiçosos: “Vá ter com a formiga, ó preguiçoso! Observe os caminhos dela e seja sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no verão prepara a sua comida, no tempo da colheita ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando vai ficar deitado? Quando se levantará do seu sono? Um pouco de sono, um breve cochilo, braços cruzados para descansar, e a sua pobreza virá como um ladrão, a miséria atacará como um homem armado.” (Provérbios 6:6-11)

A preguiça é um câncer que impede o desfrute de uma vida plena em Deus e, como é feito com essa doença, deve ser arrancada de sua vida para que você não tenha consequências desastrosas. Mova-se em direção a Deus e tenha sua realidade transformada pelo poder da palavra, alimente-se de seus ensinamentos e assim você viverá plenamente em Deus e com Deus.

Um comentário:

  1. Que texto poderoso. Falou muito comigo. “Gastarei minha vida aos seus pés.”

    ResponderExcluir