Pesquisar este blog

domingo, 23 de abril de 2023

O SENHORIO DE CRISTO! O segredo para a manutenção da unidade do corpo.

Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor, fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há somente um corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. (Efésios 4:1-6)

Introdução

Paulo vai explicar que Deus manteria todos os cristãos unidos por intermédio de seu filho Jesus. 

O apóstolo também vai demonstrar características que favorecem o ambiente de unidade entre os irmãos, e o que foi dispensado aos homens para que houvesse a verdadeira unidade na fé.

Entendendo o Senhorio de Cristo

Porém, se o escravo expressamente disser: "Eu amo o meu dono, a minha mulher e os meus filhos; não quero ser livre", então o dono do escravo o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira da porta, e o seu dono furará a orelha dele com um furador; e ele será seu escravo para sempre. (Êxodo 21:5,6)

No antigo testamento o escravo livre que, por amor, continuava a servir o seu senhor tinha a sua orelha furada. Esse ritual representava seu amor e voluntariedade em prestar serviço.

Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai." O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:15,16)

No novo testamento, aceitar o sacrifício de Cristo é o selo para receber o seu Espírito e, por amor, decidimos nos submeter à sua vontade. Esse ato de fé nos torna filhos por adoção.

E porque Deus é Senhor?

  • É sobre todos: Soberania de Deus

Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. (Colossenses 1:17-20) 

Estar sob a soberania de Deus é uma das formas de vencer a satanás: Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago 4:7)

  • Age por meio de todos e está em todos: Imanência de Deus e relacionamento com Ele. 

Imanência significa existir ou permanecer no interior.

O vento sopra onde quer,você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. (João 3:8)

Deus reina sobre todos, opera por meio de todos e habita em todos.

O que nos une?

Paulo vai dizer que devemos fazer de tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

  •  Um só Deus: Somos filhos do mesmo pai, logo isso nos torna irmãos em Cristo Jesus e, juntamente com Ele, herdeiros das promessas de Deus.

E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados. (Romanos 8:17)

  • Uma só fé: Cremos no mesmo Deus e também fomos todos salvos por meio desta fé.

 E nós temos visto e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele permanece em Deus. E nós conhecemos o amor e cremos neste amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. (1 João 4:14-16)

  • Um só batismo: Todos nós morremos. Sim, morremos para o pecado, morremos para esse mundo, morremos para as nossas próprias vontades, porém temo nova vida em Cristo pela pessoa do Espírito Santo.

Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. (1 Coríntios 12:13)

Não existe possibilidade de haver crescimento em uma igreja sem unidade.

Porque não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. (Romanos 10:12)

A unidade está diretamente relacionada ao amor ao próximo.

Se alguém disser: "Amo a Deus", mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (1 João 4:20)

Viver digno da vocação

Existe uma conduta exemplar para aqueles que foram vocacionados por Deus, logo não é de qualquer maneira que podemos manter nosso chamado: Dessa maneira, poderão viver de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. Assim, vocês serão fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e paciência, com alegria, dando graças ao Pai, que os capacitou a participar da herança dos santos na luz. (Colossenses 1:10-12)

Paulo vai descrever algumas maneiras para que possamos viver dignamente o chamado: 

  • Humilde: Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. (Filipenses 2:3,4)

Com a humildade entendemos que a nossa vocação não é para nossa fama ou autopromoção, mas sim para que o nome de Cristo seja glorificado.

  • Manso: — Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. (Mateus 5:5)

Manso no novo testamento da alusão a gentileza e cortesia. Paulo vai dizer que a mansidão não é da natureza humana, mas uma ação do espírito na vida daqueles que foram regenerados por Cristo Jesus.

  • Longânimo: Assim, vocês serão fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e paciência, com alegria, dando graças ao Pai, que os capacitou a participar da herança dos santos na luz. (Colossenses 1:11,12)

Pessoa que não se ira com facilidade, e suporta as situações com paciência. É complementada pela alegria do Espírito.

Entenda que o ser digno da vocação tem a ver com a implementação de uma cultura de vida e que não acontece do dia para a noite.

Implantar uma cultura é um processo cotidiano de mudança de valores para que haja um novo significado nas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário