Pesquisar este blog

sábado, 15 de abril de 2023

NÃO ESCRAVOS, MAS FILHOS! A verdade que nos torna participantes da herança!

 Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. (Romanos 8:9-17)

 

Não estamos sob o domínio da carne

Estar sob domínio da carne é viver escravizado em uma vida pecaminosa e sem nenhum propósito. Logo, essa não é uma realidade daqueles que verdadeiramente entregaram suas vidas a Cristo e receberam o seu Espírito.

O apóstolo vai dizer que o selo de garantia de que pertencemos a Cristo é a presença do Espírito Santo em nós. E não teria como ser diferente, pois antes de retornar ao pai Jesus deixou claro: Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque eles não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. (João 16:7-11)

A carne sempre se contrapõe à vontade Espírito, porém o Espírito sempre nos guiará na verdade: Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. (João 16:13)

Então a carne não pode prevalecer sobre a vontade do Espírito que habita em nós, mas para nos mantermos firmes em Cristo precisamos constantemente alimentar o nosso espírito. Manter uma vida de busca diária através de orações e leitura bíblica é essencial para o cristão que quer se manter forte contra o domínio da carne. Quem mais for alimentado irá prevalecer nessa batalha.

Em Cristo: corpo morto e espírito vivo

Quero utilizar o mesmo raciocínio anterior de que “o selo de garantia de que pertencemos a Cristo é a presença do Espírito Santo em nós.” E se temos essa convicção (que estamos em Cristo), logo o nosso corpo está morto! Mas como está morto se ainda apresenta funções vitais? O corpo morre para o pecado!

Em contrapartida o Espírito se torna vivo fazendo com que nos movamos conforme a vontade de Cristo, e tudo que vem de Cristo se opõe à carne e ao pecado.

Em Cristo ansiedade é trocada por esperança, o rancor se converte em amor, a dúvida é derrubada pela fé, a timidez dá lugar a ousadia e a incapacidade é destruída pela autoridade do Espírito vivo que está em nós.

Viver pela carne é morte, matar a carne é vida

Viver pela carne é o mesmo que estar sob domínio do pecado, porém a palavra vai nos dizer: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23) Então estar sob condenação da carne é caminhar rumo a destruição eterna, e você quer seguir esse caminho?

Só existe uma forma de quebrar o domínio do pecado sobre as nossas vidas: MATANDO A CARNE! Mas onde aumentou o pecado, aumentou muito mais ainda a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reinasse pela justiça que conduz à vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. (Romanos 5:20,21)

É impossível matar a carne se continuarmos alimentando suas vontades, porém é impossível querer continuar pecando se deixarmos o Espírito vivo de Deus conduzir as nossas vidas. Então precisamos matar a carne para que possamos ter vida em abundância.

Não escravos, mas adotados como filhos

Quando vivemos segundo a carne, o corpo também é escravizado por ela. Diferentemente de quando vivemos pelo Espírito, que somos adotados como filhos de Deus. Consegue perceber que há uma enorme diferença aqui?

A carne quer dominar todo o seu ser a ponto de não lhe permitir escolhas, ou seja, você não será proprietário do seu próprio corpo e sim escravo das vontades pecaminosas da natureza humana. O Espírito, em contrapartida, quer nos promover vida ao permitir matar as vontades da carne no corpo. E não somente isso, o texto que tomamos com base vai dizer: Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8:14)

Quero que você entenda que ser escravo é estar em uma condição de subsistência, é fazer o que o dono ordena e não o que a sua própria vontade quer. Porém ser filho é totalmente diferente, é poder sentar-se à mesa com o pai e dialogar com ele, contar sonhos, dividir ansiedades e ouvir seus ensinamentos e conselhos.

Você pode hoje escolher em qual realidade quer viver: como escravo da carne através de seus desejos pecaminosos ou como filho de Deus sendo guiado por seu Espírito.

Vencendo o medo e participando da herança

Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai." (Romanos 8:15)

Deus envia seu único filho para assumir os nossos pecados e morrer na cruz, logo através deste sacrifício podemos vencer o medo que nos escraviza a uma vida pecaminosa. Isso permite que nos tornemos herdeiro de Deus juntamente com Cristo.

Entenda que vencer o medo se submetendo ao Espírito através do sacrifício de Cristo na cruz é um ato voluntário e de amor. Deus em sua palavra nos diz que: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (Apocalipse 3:20) Mediante a isso observamos que Deus não é evasivo com o homem, ao contrário da ação do pecado, Ele está a porta batendo, porém é você que ouve, abre e permite que ele entre, tenho certeza de que você jamais permitiria entrar na sua casa alguém que lhe cause medo.

Deixar Deus entrar é um ato voluntário e se submeter a sua vontade é um ato de amor, quando permitimos essa realidade nos comportamos como filhos de Deus.  O filho que verdadeiramente ama ao pai ouve e obedece aos seus conselhos e é evidente que esse amor sempre será correspondido.

Participar da herança é de fato o resultado da nossa expressão de amor para com Deus e esse é o amor que vence o medo, esse é amor que vence o pecado, esse é o amor que vence as vontades da carne. Logo esse amor nos dá a certeza de que fomos adotados como filhos através da ação do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário