Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de março de 2023

SANTIDADE – O temor que nos aproxima de Deus e nos separa do pecado!

 1 Pedro 1:13-25 NVT

Portanto, preparem sua mente para a ação e exercitem o autocontrole. Depositem toda a sua esperança na graça que receberão quando Jesus Cristo for revelado. Sejam filhos obedientes. Não voltem ao seu antigo modo de viver, quando satisfaziam os próprios desejos e viviam na ignorância. Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: "Sejam santos, porque eu sou santo". Lembrem-se de que o Pai celestial, a quem vocês oram, não mostra favorecimento. Ele os julgará de acordo com suas ações. Por isso, vivam com temor durante seu tempo como residentes na terra. Pois vocês sabem que o resgate para salvá-los do estilo de vida vazio que herdaram de seus antepassados não foi pago com simples ouro ou prata, que perdem seu valor, mas com o sangue precioso de Cristo, o Cordeiro de Deus, sem pecado nem mancha. Ele foi escolhido antes da criação do mundo, mas agora, nestes últimos tempos, foi revelado por causa de vocês. Por meio de Cristo, vocês vieram a crer em Deus. Depositam sua fé e esperança em Deus porque ele ressuscitou Cristo dos mortos e lhe deu grande glória. Uma vez que vocês foram purificados de seus pecados quando obedeceram à verdade, tenham como alvo agora o amor fraternal sem fingimento. Amem uns aos outros sinceramente, de todo o coração. Pois vocês nasceram de novo, não para uma vida que pode ser destruída, mas para uma vida que durará para sempre, porque vem da eterna e viva palavra de Deus. Pois, "Os seres humanos são como o capim; sua beleza é como as flores do campo. O capim seca e as flores murcham, mas a palavra do Senhor permanece para sempre". E essa palavra é a mensagem das boas-novas que lhes foi anunciada.

O apóstolo Pedro destina esta carta aos cristãos da Ásia Menor. Eles descobriram que ter uma vida voltada para Deus quase sempre é ter uma vida cheia de dificuldades. O apóstolo deixa claro que o sofrimento era algo natural em uma vida dedicada a Cristo, porém estava sendo utilizado como uma ferramenta por Deus para moldar o caráter divino naqueles cristãos. Nos versículos acima Pedro desafia aos irmãos a levar vidas santas e servir fielmente ao Senhor levando em consideração a sua obra por nós na cruz e no nosso curto tempo de existência nesta terra.

Santificação é o processo contínuo pelo qual o Espírito Santo trabalha na vida dos cristãos, tornando-os santos e separando-os de seus caminhos maus, para que se pareçam cada vez mais com ele.

Preparem a Sua Mente Para Ação e Exercitem o Autocontrole

Pedro nesse momento nos remete a um paradoxo, como preparar para ação e exercer o autocontrole ao mesmo tempo? Preparar a mente é fazer o que for preciso para que o nosso coração esteja voltado a servir a Deus fielmente, rejeitando todo o embraço do nosso pensamento. O Apóstolo Paulo vai afirmar em sua carta aos Coríntios: Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo. (2 Coríntios 10:5).

Fazer o que for preciso exercitando o autocontrole é julgar nossas ações com sabedoria, utilizando tanto a mente quanto o Espírito. Não conseguiremos ser assertivos em servir a Deus se somente utilizarmos nossa percepção humana, nosso sentido espiritual deve estar afiado pelo nosso relacionamento com Cristo. Quando assim procedemos demonstramos confiança naquilo que Deus pode fazer e reconhecemos o seu Senhorio, e Ele cumprirá tudo o que nos prometeu.

Isso é simplesmente subir de nível na presença de Deus: deixando a mediocridade de meramente pedir e passando a decretar a palavra, como feito pelo profeta Elias: Elias, que era de Tisbe, em Gileade, disse ao rei Acabe: ‘Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu ordene!’. (1 Reis 17:1) Pois assim diz o Senhor, Deus de Israel: ‘Sempre haverá farinha na vasilha e azeite no jarro, até o dia em que o Senhor enviar chuva’. Ela fez conforme Elias disse. Assim, Elias, a mulher e a família dela tiveram alimento para muitos dias. (1 Reis 17:14,15)

Não Voltem ao Seu Antigo Modo de Viver

Voltar ao antigo modo de vida é deixar com que os desejos que o dominava antes de sua conversão ressurjam em seu interior se tornando meramente normais em seu cotidiano. O Cristão não deve ser conformar com as coisas desta terra, devemos a todo tempo estar conectados em Deus para que possamos discernir e vencer a nossa guerra interior: Portanto, não avaliamos mais ninguém do ponto de vista humano. Em outros tempos, pensávamos em Cristo apenas do ponto de vista humano, mas agora o conhecemos de modo bem diferente. Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! E tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com ele. (2 Coríntios 5:16-18)

“Sejam Santos, Porque Eu Sou Santo”

Observamos no texto três motivos para que devemos ser santos:

1) Deus é santo: Não podemos nos relacionar com um ser que é santo se não estivermos em santidade para estarmos em sua presença. Acima dele havia serafins, cada um com seis asas: com duas asas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Diziam em alta voz uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória!" (Isaías 6:2,3) Nos atentemos para visão do profeta Isaias em que os serafins estavam na presença do Senhor proclamando sua santidade uns aos outros, cobrindo os rostos e os pés demonstrando temor e reverencia diante tamanha glória de sua santidade.

2) Deus conhece as ações de cada um e julgará justamente (sem favorecimentos): Nos relacionamos com Deus como um pai amoroso, porém não podemos esquecer que ele também é um justo juiz. Ser chamados de filhos não nos torna isentos do juízo de nossas obras, sejam elas boas ou más.

Apóstolo Paulo vai dizer em sua carta aos Gálatas: Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna. (Gálatas 6:7,8)

Observamos aqui o temor que nos aproxima de Deus e, ao mesmo tempo, nos afasta do pecado. Saber que nossas ações produzirão frutos segundo aquilo que elas condizem nos remete a estar sempre em santidade e no caminho das boas obras diante de Deus, procurando a cada dia vencer a nossa carne mediante a manifestação do fruto do Espírito.

3) Fomos resgatados pelo precioso sangue de Cristo: De fato, segundo a lei, quase tudo era purificado com sangue, pois sem derramamento de sangue não há perdão. Assim, as representações das coisas no céu tiveram de ser purificadas com o sangue de animais. As verdadeiras coisas celestiais, porém, tiveram de ser purificadas com sacrifícios muitos superiores. (Hebreus 9:22,23)

A palavra resgate em sua etimologia tem como um de seus significados e expressão “comprar de volta”. E é bem lógico que quando ouvimos essa palavra imaginamos valor pago para recuperar algo.

E Deus não agiu diferente ao traçar um plano de redenção da humanidade! Porém esse plano requeria um valor muito alto: o derramamento do sangue de seu único filho, Jesus Cristo. Adão ao pecar dissemina a natureza pecaminosa em todos os seus descendentes, assim sendo, nascemos com essa mesma natureza. Mas através do sacrifício de Cristo na cruz não precisamos morrer reféns da herança pecaminosa que recebemos, ao invés disso podemos gozar de uma nova vida em Cristo quando o aceitamos como nosso salvador.

Então quando deixamos que os desejos da nossa carne nos dominem estamos negligenciando o sacrifício de Cristo na Cruz e desonrando o derramamento de seu precioso sangue. Mas ao agirmos de forma contrária nos aproximamos ainda mais Deus e de sua santidade, nos tonando cada dia mais parecidos com ele.

Palavra de Deus x Palavra do Senhor

O versículo 23 do texto base vai dizer que o nascer de novo vem da eterna e viva palavra de Deus, na expressão palavra de Deus o termo “palavra” é traduzido pelo substantivo grego logos, se referindo a um conceito. Em outras palavras os conceitos e verdades sobre Deus foram deixados nas escrituras através de homens que foram inspirados pelo Espírito santo.

Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo. (Romanos 10:17)

Portanto é através da palavra de Deus que temos acesso a vida eterna mediante ao novo nascimento, sendo conduzidos por essa palavra a uma vida de santidade e temor a Deus.

Já no versículo 25 vai dizer que a palavra do Senhor permanece para sempre, na expressão palavra do Senhor o termo “palavra” é traduzido pelo substantivo grego rhema, se referindo a palavra falada pela boca de Deus. Eu acredito que você já tenha recebido uma palavra rhema da parte de Deus, e mesmo que esta já tenha se cumprido em algum momento ainda continua a exercer poder sobre sua vida. Deus não está preocupado em te dar algo temporário ou imediato, o que ele quer te dar você terá que levar pela eternidade como sinal do seu poder.

Pare de se contentar com as migalhas! Deus te quer sentado à mesa em posição de autoridade! Precisamos entender quem somos em Cristo para que a palavra rhema se manifeste em nós e através de nós. Todo filho quando alcança a maturidade é revestido de autoridade pelo próprio pai e Deus quer que alcancemos maturidade espiritual através de uma vida de santidade, é exatamente a partir deste momento que se cumpre o que está escrito em João: Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido! (João 15:7)

Um comentário: