Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2022

PAZ - A realidade que somente Cristo proporciona!

 Romanos 5:1-5

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.


PAZ COM DEUS

A paz aqui mencionada não se trata de um sentimento, mas de um estado. É estar em paz mesmo atravessando a zona de Guerra, essa é a verdadeira paz que somente Cristo pode nos oferecer! E como é possível ter tamanha coragem e equilíbrio emocional diante a essas condições?

Em primeiro lugar precisamos entender que o homem estava em um estado de guerra contra Deus, por isso o apóstolo Paulo utiliza o termo justificados pela fé. Não havia nada que a humanidade pudesse fazer a fim de se reconectar ao criador, porém Deus queria novamente reconstituir os laços pacíficos existentes no início da criação.

Em suma o Criador queria reestabelecer o estado de paz com os homens para que pudéssemos usufruir dos benefícios de uma vida de relacionamento com Ele. Você pode estar se perguntando nesse momento: o homem pecou e Deus que demonstra interesse em reatar o relacionamento com a humanidade? Por mais incrível que possa parecer, essa é a verdade por detrás de todo o processo de justificação!

 ACESSO A GRAÇA PELA FÉ

Apóstolo Paulo deixa claro que não há comparação entre a dádiva e a transgressão. O pecado cometido por um homem resultou em morte a toda humanidade, ou seja, todos nascemos com a mesma natureza pecaminosa de Adão. Porém, mesmo que a transgressão tenha se estendido a todos, por meio de um só veio a reconciliação. Mesmo sendo morte o salário do pecado um só ato de justiça trouxe vida a todos os homens.

E o que Deus coloca como critério para que você possa acessar a graça da reconciliação? A fé no sacrifício de seu filho Jesus Cristo. Não existe nenhum outro caminho ou meio para isso. Não há necessidade de pagar nenhum valor ou cumprir qualquer penitência ou sacrifício, isso já foi feito por Cristo na cruz.

João 3:18-21 – “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”

 ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS

Gloriar-se na esperança da glória de Deus é receber os benefícios de uma vida que está em acordo com a vontade de Deus. Colossenses 1:27 vai dizer que: “Cristo em nós, é a verdadeira esperança da glória de Deus...” - Cristo em nós é o resultado de ter acessado a graça através da fé. Cristo diz aos seus discípulos que precisava voltar para o Pai, só assim o Consolador (Espírito Santo) viria habitar dentro deles. E esta é uma promessa feita a todos que creem no Filho de Deus.

Todos podem ter acesso a essa esperança, ou seja, podem ter Cristo habitando dentro do seu interior através da pessoa do Espírito Santo. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20)

 O Apóstolo vai dizer que não é somente nisto que devemos nos gloriar! Ao contrário do que se prega em um evangelho triunfalista, as tribulações também são motivos de o Cristão expressar orgulho:

 TRIBULAÇÕES

Sempre há um propósito por detrás das tribulações! Isso é tão verdade que na maioria das vezes não conseguimos entender e nem enxergar com os olhos naturais, porém Deus através do seu Espírito nos esclarece todas as coisas. Um exemplo claro é o caso de Jó, que depois de passar por todo sofrimento e angústia vai declarar: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.” (Jó 42:5) Quando olho esse texto consigo ver todo um sentido ao sofrimento de Jó: ter uma experiência que o colocaria tão próximo a Deus ao ponto de ter a percepção de vê-lo pessoalmente.

 PERSEVERANÇA

Essa foi uma das melhores definições para a palavra perseverar que já encontrei: “continuar dando a resposta certa a Deus mesmo em meio as tribulações.” E qual a resposta certa que Deus espera? Que você não desista durante o processo.  Continuando com o exemplo de Jó observamos que ele teve todos os motivos para desistir, porém expressa duas afirmações que nos dá um choque de realidade: 1) “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:21) 2) “Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2:10)

Manter um posicionamento diante a uma adversidade só é possível quando usufruirmos da verdadeira paz que Cristo nos oferece. A vontade inicial e humana é jogar tudo para o alto e desistir, mas Cristo nos dá condição de permanecer inabalável e assim sair vitorioso.

 CARÁTER APROVADO

Sendo o resultado da perseverança, o caráter aprovado é receber a aprovação de Deus em meio as tribulações. Não precisamos provar nada a ninguém. Deus é quem irá dizer a respeito de nosso caráter. Quando somos aprovados por Deus podemos também ajudar a outras pessoas a chegarem a mesma posição.

Imagine o quão lindo seria outras pessoas darem respostas certas a Deus diante as tribulações por causa de sua vida! Permita que Deus utilize sua vida como referência para outros que se encontram em momentos de tribulação. Não pense que toda a experiência adquirida é só para seu uso pessoal, muito pelo contrário, existem inúmeras vidas esperando por uma palavra sua que as farão produzir perseverança diante ao que estão enfrentando.

 ESPERANÇA QUE NÃO DECEPCIONA

Essa esperança é o amor de Deus derramado através do Espírito Santo. Passar pelas tribulações mantendo um coração perseverante e tendo o caráter aprovado por Deus é muito esperançoso para nossa alma. Tudo isso reflete o carinho e proteção divino mediante aos momentos de dificuldade. Sabemos que mesmo que tudo fique turbulento novamente Deus estará ali nos guardando e direcionando.

A esperança no coração de quem serve a Cristo é algo que nunca enfraquece, como disse Apóstolo Paulo ao jovem Timóteo: “porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.” (2 Timóteo 1:12)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário