Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2021

JOSÉ DO EGITO – De sonhador a governador de uma nação

Você tem sonhos? Já foi invejado por contá-los a alguém? Se sua resposta foi sim, não fique surpreso. José passou pela mesma situação, porém Deus fez com que seus sonhos se cumprissem.

A história de josé começa nos seus 17 anos. Era o filho mais amado de seu pai, porque havia nascido em sua velhice. Isso produzia ciúmes e ódio em seus irmãos. José tem sonhos proféticos da parte de Deus e os conta a sua família, isso faz com que o ódio de seus irmãos aumente ainda mais.

O ciúme e ódio foram tamanhos que levaram os irmãos de José a tomaram uma atitude inexplicável, vender o próprio irmão como escravo. E não bastasse isso, mentiram para o seu pai dizendo que José havia sido devorado por uma animal. Mesmo em meio a um cenário desolador Deus cuidou de que cada detalhe na vida de José, e tudo que ele sonhou se cumpriu de fato.

Acredito que você já conheça a história de deste homem! Então o que o diferenciava? O fez com que José saísse do anonimato da escravidão para a posição de governador de uma nação? Onde sua história começa a mudar? Quero te convidar e entender sobre isso.

 O SONHO DE FARAÓ

Sete vacas belas e gordas devoradas por sete vacas feias e magras. O que era isso? Sete espigas graúdas e boas devoradas por sete espigas mirradas e ressequidas. O que isso queria dizer?

Esses sonhos tiram a paz de Faraó que imediatamente chama a todos os sábios e magos do Egito para que pudessem lhe interpretar o que havia sonhado, porém ninguém foi capaz de tal feito.

Havia um propósito por detrás dos sonhos de Faraó. Havia uma mensagem de Deus para aquela nação que somente poderia ser decifrada por alguém que tivesse uma vida disponível e reta na presença de Deus.

E aqui quero deixar uma mensagem profética para sua vida: - Existem situações que precisam acontecer! Existem pessoas que irão precisar de solução e aparentemente não terão! É Deus preparando o caminho para que você seja usado por Ele.

 LEMBRADO PELO COPEIRO-CHEFE

José sofre uma falsa acusação quando servia na casa de Potifar e isso fez com que ele fosse colocado na prisão, junto aos prisioneiros do rei. Porém Deus estava na vida de José, e o carcereiro o torna responsável por todos os presos e por tudo o que lá acontecia. É algo difícil de imaginar: um preso responder, ao carcereiro, por outros presos e por tudo o que acontecia na prisão.

Após cometerem uma ofensa contra Faraó, o copeiro-chefe e o padeiro-chefe são levados a prisão onde estava José e claro que postos sob sua responsabilidade. Diferente de um padrão comum, aqueles homens são servidos por José durante o período que ali ficaram.

Em determinado momento aqueles homens têm sonhos que não entendem, contudo José os trás interpretação. Em suma o copeiro-chefe voltaria aos serviços reais, mas o padeiro-chefe seria morto por Faraó. Ao entender isso José roga ao copeiro-chefe que se lembre dele quando estivesse diante do rei.

Não é difícil de perceber que até o momento em que o rei tem sonhos, José foi esquecido pelo copeiro-chefe. Mesmo tento acontecido dessa forma, Deus tem suas multiformes maneiras de trabalhar em favor daqueles que o buscam. E ao saber dos sonhos de Faraó o copeiro-chefe se lembra de José relatado ao rei tudo o que havia acontecido na prisão.

Você pode até achar que está esquecido, que as pessoas não lembram mais de você ou de sua história. Elias quando vai para caverna acha que era o único profeta sobrevivente que temia a Deus, mas lhe é revelado que havia sete mil que ainda não haviam se contaminado, ou seja, ele não estava sozinho. Então não se preocupe, Deus, a seu devido tempo, fará com que os feitos realizados por Ele através de você sejam lembrados. O importante é que você se mantenha na posição e servindo com alegria.

 O CHAMADO DE FARAÓ

Imagine o quão surpreso José fica ao receber o chamado de Faraó. Ele ia se apresentar diretamente ao rei daquela nação. Acredito que naquele momento José em seu coração percebe que Deus estava fazendo algo. Aquela convocação iria promover grandes mudanças em sua vida. Coisas que ele nunca havia imaginado estavam prestes a acontecer.

Imediatamente José troca suas roupas e raspa a barba, afinal de contas ele estaria na presença da pessoa mais importante do Egito. Mas não somente por isso, ele não precisa mostrar a ninguém o seu estado de sofrimento e sim ser usado por Deus diante de toda aquela nação.

Ninguém além de Deus precisa saber as suas decepções, suas dores, suas fraquezas ou seus sofrimentos. Com pai amoroso e cuidador ele sabe exatamente até onde você pode suportar. Então você não deve se apresentar a ninguém como coitadinho ou não merecedor, muito pelo contrário o seu Pai é dono de todas as coisas e você é herdeiro de todas essas coisas em Cristo Jesus.

 JOSÉ INTERPRETA O SONHO E DÁ UM CONSELHO A FARAÓ

José é colocado diante de Faraó e questionado ante a possibilidade de interpretar o sonho. Contudo ele deixa claro que Deus daria resposta favorável ao rei. O que José queria dizer naquele momento é que Deus era responsável pela capacidade que ele tinha de trazer a interpretação dos sonhos de Faraó.

José diz ao rei que os dois sonhos na verdade eram um só e que faziam referência a dois períodos de sete anos, sendo os primeiros sete anos de fartura e abundância sobre a terra e depois setes anos de fome e escassez. José não somente traz ao conhecimento de Faraó o entendimento de seu sonho como também o aconselha a ter alguém sábio para que pudesse administrar a terra do Egito. Esse administrador deveria guardar mantimentos durante os setes anos de fartura e abundância para que no período de fome escassez o povo tivesse o que comer.

Observe que José vai muito além das expectativas de Faraó. Ele não somente traz à tona a problemática que haveria como também mostra a solução e o caminho que aquele rei deveria trilhar para ser bem-sucedido durante o período de crise. Essa deve ser a exata postura da igreja na terra: não somente trazer ao mundo a duras consequências de uma vida pecaminosa, mas também mostrar que o sangue de Cristo tem poder de purificar o homem de todo o pecado.

 GOVERNADOR EM QUE HABITA O ESPÍRITO DE DEUS

A bíblia vai dizer que o conselho de José agrada não somente a faraó como também a todos os seus oficiais. A ponto de o próprio rei dizer: Será que poderíamos achar alguém melhor do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus? (Gênesis 41:38 NAA) Faraó ao ouvir o conselho de José e se agradar dele poderia começar a pensar em seus melhores homens, em quem era de maior confiança ou até o mais gabaritado a administrar o reino. Mas não havia ninguém melhor do que José! Sabe por quê? Nele estava o Espírito de Deus.

Naquele mesmo momento o que foi odiado e desprezado, vendido como escravo, caluniado na casa de Potifar, jogado na prisão do rei e esquecido por aqueles a quem serviu estava sendo reconhecido pela autoridade máxima do Egito como governador e administrador daquela nação.

José recebe do próprio Faraó anel-sinete, roupas de linho fino, colar de ouro e desfila por todo o Egito na segunda carruagem de faraó, sendo reconhecido por todos daquela nação. Somente no trono o rei era maior do que ele. Além disso Faraó lhe dá um novo nome: Zafenate – Paneia que no hebraico significa:  Deus fala, Ele vive. E no egípcio: Salvador do mundo.

Entenda que existe um processo para todas as coisas e nada vamos conquistar sem que Deus nos prepare antes. José foi forjado ante as decepções da vida. Foi caluniado, mas em momento algum renunciou a sua integridade ante a mulher de Potifar. Quando preso servia com excelência e era um homem de confiança do carcereiro. Foi esquecido, porém Deus já tinha um plano traçado em sua história e em seus trintas anos de idade se torna o segundo maior nome de todo o Egito.

Lembre que a história de josé com seus irmãos começa nos seus dezessete anos, ou seja, foram treze anos de sofrimentos e angústias. Treze anos em que seu caráter foi forjado e moldado pelo próprio Deus, trezes anos de espera para que os sonhos começassem a ter sentido.

Quanto tempo você já está esperando? Será que as coisas já perderam o sentido para você? Deus está no controle de tudo. Ele está te preparando para algo maior e sobrenatural. Esteja na posição e não renuncie a sua integridade diante das situações. Assim como Deus contava com José, Ele também conta com você para um propósito muito maior.

E antes que chegassem os sete anos de fome josé teve dois filhos: o primogênito Manassés que significa, Deus me fez esquecer (perdoar) todo meu trabalho e toda casa de meu pai. E o segundo Efraim que significa, Deus me fez próspero na terra da minha aflição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário