Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

1 PEDRO 2:9 - Geração Eleita / Sacerdócio Real / Nação Santa / Povo Exclusivo de Deus

 

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

1 Pedro 2:9 NVI

 

O que o apóstolo Pedro quis dizer ao citar este trecho em sua carta? É comum ouvir esta citação nas igrejas, porém qual foi o motivo que levou o apóstolo a fazê-la?

Esta epístola (carta) foi destinada aos cristãos que estavam na Ásia Menor (atual Turquia) sofrendo grandes perseguições por não mais adorarem aos deuses pagãos daquela época. O apóstolo os encoraja a terem alegria da salvação e a permanecerem firmes na fé mesmo em meio a tanto sofrimento. Pedro queria deixar claro para aqueles irmãos que o sangue de Cristo os regatou para que fossem livres do pecado e salvos de um estilo de vida vazio. Entender o sacrifício de Jesus na cruz te trás liberdade e a esperança da salvação, mesmo em meio a um mundo caótico e desinteressado de Deus.

No versículo acima citado o apóstolo Pedro revela quatro definições para aqueles que creram e qual a missão destes.


O QUE SOMOS?

Geração Eleita - Eleita é a palavra-chave neste versículo. Do Grego eklektos, essa palavra designa alguém escolhido em meio a um grupo maior para serviços específicos.

Deus te escolheu, no meio de tantos outros, para que pudesse cumprir algo maior. Quero que você entenda que Cristo foi escolhido para cumpri o maior plano de Deus para humanidade e é bem claro que o processo deste plano o trouxe muito sofrimento. Os irmãos na Ásia Menor estavam passando por momentos difíceis, porém o apóstolo deixa claro que eles foram escolhidos no meio de tantos outros para anunciar o Reino de Deus.

Acredite nisso: As dificuldades e provações que você tem enfrentado é para que o propósito de Deus na sua vida se cumpra e as grandezas de Deus sejam anunciadas através de você.

 

Sacerdócio Real - Melquisedeque era rei e sacerdote consagrado pelo próprio Deus, seu nome significa Rei de Justiça. Ele abençoa a Abrão trazendo pão e vinho. Olhando para Jesus, que era descendente da tribo de Judá, você pode entender por que ele era sacerdote segundo a linhagem de Melquisedeque: após Moisés instituir o serviço sacerdotal somente os descendentes da tribo de Levi poderiam exercer esse ofício, porém Jesus, o rei dos reis, não era descendente desta tribo e foi também instituído sacerdote pelo próprio Deus. Na última ceia Jesus compara o seu corpo e eu sangue ao pão e ao vinho.

Quero que você entenda aqui que segundo a palavra você é herdeiro de Deus e coerdeiro com Cristo, logo isso faz de você um sacerdote real. Perceba o quão relevante é esta afirmação para aqueles que creem no sacrifício de Cristo, ser sacerdote real é porque você se tornou filho de Deus e recebeu o ofício através da paternidade divina.

 

Nação Santa – Devido a adoração aos deuses pagãos os irmãos da Ásia Menor sofriam grandes perseguições. Chegou a um ponto em que os cristãos recebiam a culpa por tudo o que acontecia. Já era um grande desafio manter-se firme na fé e o apóstolo ainda os incentiva a se manterem santos ante a este cenário.

Ser nação santa é saber que mesmo em meio a um mundo caótico, idólatra e promíscuo é necessário manter uma índole intocável diante de Deus. Ser santo é manter-se fiel aos princípios estabelecidos por Deus em sua palavra, é andar na contramão do mundo mantendo uma vida não pautada em seus padrões.

“Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:15-17 NAA)

 

Povo Exclusivo de Deus – Você lembra o que Deus disse a Abrão?

“O Senhor disse a Abrão: — Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção!” (Gênesis 12:1,2 NAA)

Exatamente nestes versículos começa a história do povo hebreu. Abrão recebe uma promessa de Deus: que ele seria uma grande nação. E essa nação seria povo escolhido pelo Senhor: “Porque vocês são povo santo ao Senhor, seu Deus, e o Senhor os escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serem o seu povo próprio.” Deuteronômio 14:2 (NAA)

Porém o plano divino era que Jesus viesse a este mundo afim de livrar o seu povo de toda condenação imposta pelos seus pecados. Contudo a palavra vai nos revelar: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:11-13 NAA)

 

TOMANDO POSSE DO QUE VOCÊ É

Você é Geração Eleita porque foi escolhido no meio de muitos. Se tornou Povo Exclusivo porque creu no sacrifício de Cristo na cruz e isso lhe deu o direito de ser filho de Deus. Você é Sacerdote Real porque ao se tornar filho passa a ser herdeiro de Deus e coerdeiro com Cristo de uma linhagem sacerdotal. E você é Nação Santa porque decidiu amar a Deus e não as coisas que o mundo o pode oferecer.

O Apóstolo Pedro mostra em sua carta que mesmo em meio as perseguições, acusações e dificuldades a igreja de Cristo deve se manter como verdadeiros homens e mulheres de Deus livres de toda maldade, todo engano, toda hipocrisia, toda inveja e todo tipo de difamação.

 

A INFLUÊNCIA DE QUEM SOMOS

Você é livre! Você foi comprado por um alto preço! Você não vive mais sob a influência do pecado porque o Espírito de Deus habita em você! Você é herdeiro de Deus! Você é filho amado! E você sabe por que é tudo isso e muito mais? Para anunciar as grandezas de Deus, para propagar as boas novas do evangelho da paz e para anunciar que Cristo um dia irá voltar a este mundo.

Saber quem você é te impulsiona a anunciar os feitos daquele que te escolheu. Jesus deixou uma ordem bem clara a todos os seus discípulos: “Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15 NAA) E é isso que você deve fazer. O sacrifício de Cristo na cruz e a possibilidade de se tornar herdeiro das promessas foi estendida a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário