Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

SALVAÇÃO: MEREÇO OU NÃO? Entenda o que você precisa para ser salvo!

Você merece a salvação? O que você pode ou precisar fazer para ser salvo? Qual preço você deve pagar por isso? tenho certeza de que em algum momento você já esteve diante destes questionamentos. Falar sobre salvação quase sempre foi encarado como um assunto de terror. Existiam tantos mistérios, regras e imposições que parecia quase impossível alcançar esta graça.

Mas como chegar à condição de salvo? Acredito que esse seja o cerne em torno de todos os debates que envolve salvação.

 

PORQUE VOCÊ PRECISA DE SALVAÇÃO 

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12 NAA)

Deus criou o homem afim de se relacionar com ele. Deus dá domínio ao homem sobre todos os animais, o permite também dar nome a cada um deles. Porém o pecado distorce toda a natureza, que até então era perfeita e harmoniosa. Após pecar foi imputado ao homem viver do suor de seu trabalho e a mulher ter dores para dar a Luz.

Se quiser saber mais sobre isso, no post OS BENEFÍCIOS DE UMANOVA VIDA EM CRISTO! O Equilíbrio Do Espírito, Alma E Corpo falei sobre como o pecado desconectou o homem de Deus. Logo, a partir deste episódio o homem não podia mais viver no Jardim do Éden. Mas isso ficaria assim para sempre? Permaneceria a criação perfeita de Deus corrompida eternamente pelo pecado? Claro que não, Deus traça um plano de redenção para toda humanidade.

 

REDEÇÃO: JESUS O PLANO PERFEITO

Você sabe o que significa a palavra redenção?

De acordo com o latim a palavra é “redemptio” que vem de “redimere”, onde “emere” significa “comprar, obter ou ganhar”. Então a junção das palavras forma: recomprar ou reobter, ou seja: comprar de volta, obter novamente. Em grego a palavra é “lutron”, literalmente significa resgate, preço de soltura ou o preço de um resgate. Em português significa reabilitação, libertação, salvação, reparo, resgate.

Deus mata um animal para cobrir nudez do homem logo após este pecar. Isto se torna um ritual durante toda antiga aliança. O homem deveria sacrificar um animal para cobrir (expiar) os seus pecados e não ser punido, porém este era um ritual com efeito temporário. O homem voltaria a pecar por consequência de sua natureza e um novo animal deveria ser sacrificado para expiar esses novos erros.

Mas o que deveria ser feito para que esse ciclo fosse interrompido e houvesse um sacrifício único e perfeito? É fácil de notar que o sacrifício de um animal nunca seria suficiente para cobrir os pecados. Era necessário que um homem assumisse todos os pecados da humanidade corrompida, porém, assim como no sacrifício animal, ele não poderia ter mácula ou defeito, ou seja, este mesmo homem não poderia ter cometido pecado algum.

Qual homem se sacrificaria pela humanidade? E qual homem poderia dizer que nunca cometeu pecado? E como fazer com essas duas condições estivessem presentes num mesmo ser humano? Era praticamente impossível. Todo homem descendente de Adão possui em seu corpo a inclinação da carne ao pecado. Porém é exatamente neste contexto que entra o plano Divino.

O Pai resolve entregar seu Filho, Jesus Cristo, a fim de expiar todos os pecados da humanidade. E como ele não teria as mesmas inclinações a pecar como os demais seres humanos? Diferente de uma concepção comum, Jesus não foi fruto de uma relação sexual humana. O Ente Santo, assim que Cristo foi denominado pelo anjo, foi gerado por obra do Espírito Santo em Maria. Observe aqui que Jesus possui a natureza divina em seu corpo humano e por mais que tenha sido entregue as mesmas paixões em tudo ele não pecou.

Temos aqui alguém que cumpre todos os requisitos:

    ☑ Jesus aceita se entregar, ou seja, ele resolver tomar sobre si todos os pecados da humanidade.
 
    ☑ Jesus sem mantem puro e sem pecado como um cordeiro sem mácula.

Pronto estava consumado o sacrifico perfeito e único e já não é mais necessário o sacrifício de animais.

 

COMO FAZER PARTE DISSO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 NAA)

Olhar para o sacrifício de Cristo na cruz irá te fazer entender o que é o favor imerecido (graça) de Deus. Você literalmente não merecia, mas Deus te amou e entregou seu único filho para morrer no lugar que era seu; assumindo a sua culpa e apagando a cédula de condenação que havia sobre você.

Dar seu único Filho foi a maior prova de amor e misericórdia que Deus poderia dar a toda humanidade. E qual a condição que Ele institui para que venhamos alcançar a salvação? Crer na obra redentora de Cristo na cruz. Não há necessidade de pagarmos por isso, o preço já foi quitado com sangue.

Deus não quer seu dinheiro ou seus bens para lhe proporcionar a salvação. Entregar seu Filho na cruz foi uma atitude de amor para que a comunhão entre o homem e Ele fosse restaurada na sua plenitude. A única coisa que o Pai te pede para fazer parte disso é: crer através da fé.

É logico que, uma vez que você é alcançado pelo favor de Deus sua vida nunca mais será a mesma. Haverá uma mudança radical em sua maneira de viver e em suas atitudes. Porque a partir deste momento você se torna Filho de Deus e deve se portar conforme tal. Porém trataremos disso no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário