Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ACEITEI A CRISTO! E AGORA? Sou salvo ou estou salvo?

Quando você aceita a Jesus Cristo como único e suficiente salvador você está salvo ou é salvo? Já pensou nisso.

Quero que nesse post você entenda o que é ser alcançado pela salvação e o que ela proporciona em sua vida, qual deve ser a sua postura nesta nova realidade e o que você deve fazer nesses primeiros passos como seguidor de Jesus.

Vamos começar?

 

ACEITEI A CRISTO! E AGORA?

Em primeiro lugar eu o quero parabenizar pela sua escolha. Garanto a você que está foi a melhor e mais importante decisão de sua vida, daqui em diante tudo será diferente: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17 NAA)

Existem alguns passos muito importantes para você que é um novo cristão:

1. Queira o Batismo nas Águas – O batismo é um ato público de confissão da sua Fé.

2. Leia os Evangelhos – Evangelhos são os Livros de Mateus, Marcos, Lucas e João e relatam a trajetória de Jesus aqui na terra.

3. Ore Diariamente – Orar nada mais é que conversar com Deus. A prática da oração nos faz estar íntimos com nosso pai celestial.

4. Esteja Sempre Em Comunhão – Ira aos cultos e participar das programações de sua igreja local é muito importante para você estar em comunhão com os irmãos.

5. Seja Discipulado Por Alguém – Muito bom aprender através de uma pessoa que já passou pelas etapas que você está passando. Esta pessoa deve ter uma vida de leitura bíblica, oração diária e estar em comunhão com o corpo de Cristo.

 

O QUE DEVO ESPERAR NESSA NOVA JORNADA

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cristão está sujeito a todas as intempéries que possa se suceder a ele aqui na terra. Porém em todos os momentos o Espírito Santo, o Consolador, conduzirá seus passos ao lugar de descanso e alívio.

“Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.” (João 16:33 NAA)

Com isso você, meu irmão, que é novo na fé não se desanime ao encarar as dificuldades e as realidades como novo cristão. Jesus é bem claro no texto acima falando que as aflições fazem parte deste mundo, porém com ele você terá paz e coragem para vencer.

Porém não fique preocupado porque até agora falei somente das dificuldades. Deus é um pai cuidadoso, fiel e justo: “Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, porque as suas folhas permanecem verdes; e, no ano da seca, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7,8 NAA)

 

SOU SALVO OU ESTOU SALVO?

Existe uma diferença entre ser e estar salvo. Te pergunto você é salvo ou está salvo? Você sabe qual a diferença que há entre essas duas condições? O que isso implica na sua vida de relacionamento com Deus e posicionamento na terra?

 O verbo ser e o verbo estar denotam duas condições bem diferentes, quero te mostrar a diferença entre elas:

SER = ter identidade, característica ou propriedade intrínseca.

ESTAR = ter ou apresentar (certa condição física, emocional, material etc., não permanente).

Você é salvo quando decide seguir a Jesus Cristo. Seu espírito, que estava morto devido ao pecado, revive e começa a ser ministrado pelo Espírito santo, ou seja, você passa a ter uma nova identidade (“...eis que se fizeram novas.”). O Espírito Santo coloca em você características de uma pessoa salva em Cristo Jesus.

Um salvo procura entender quem é em Cristo, procura também entender para qual propósito foi Deus o escolheu nesta terra. Quando você define essas duas questões em sua vida cristã começa a viver de maneira a cumprir o chamado para o qual Deus lhe comissionou.

Uma vez que Deus deu a você uma nova identidade e lhe chamou para cumprir um propósito, suas atitudes não podem ser as mesmas de antes (“...as coisas antigas já passaram...”). Lógico que elas irão mudar gradativamente pela obra que o Espírito Santo realizará em seu interior: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26 NAA)

Deste modo você passará a não mais praticar as obras da carne e sim manifestará o fruto do Espírito. Essa é uma mudança que todo cristão deve priorizar em sua caminhada de fé. Veja o post: OS BENEFÍCIOS DE UMA NOVA VIDA EM CRISTO! O Equilíbrio Do Espírito, Alma ECorpo, para saber mais sobre este assunto.

Então entenda isso de uma vez por todas: as boas práticas na vida do cristão não são para que este seja salvo, mas o cristão pratica boas obras porque é um salvo. Aqui você pode perceber que ser salvo é da natureza de quem segue verdadeiramente a Cristo Jesus, e isso é uma graça de Deus: “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9 NAA)

Então a partir deste momento você não vai mais declarar que está salvo. VOCÊ É UM SALVO, LAVADO E REMIDO NO SANGUE CRISTO. Você não está vivendo uma nova vida em Cristo por status ou por interesse na salvação, certo? Você decidiu de todo o coração se converter, mudar a trajetória e seguir na contramão do mundo. Essa é a maior diferença de quem é salvo para quem acha que está salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário