Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2021

SOFRIMENTO X PROPÓSITO! De um ouvinte temente a Deus a um homem que viu Deus!

Você já se comparou a Jó? Em algum momento de sua vida as coisas ficaram extremamente difíceis? Acredito que todos nós já tivemos momentos angustiantes em nossa jornada. Porém Jó consegue
perceber algo logo após todo seu sofrimento. E você já tirou lições de vida logo após uma dificuldade? Já procurou entender o propósito em meio a dor? Normalmente na cultura ocidental encaramos o sofrimento como algo maléfico ou que deve ser evitado. Mas será que é isso mesmo?

Você pode estar se questionando nesse momento: - Como assim? Existe um propósito em meio ao meu sofrimento? Posso aprender em meio a minha dor? Sim, é exatamente isso que estou dizendo a você. Jó conseguiu aprender em meio a todas as suas grandes perdas.


UM HOMEM CHAMADO JÓ

Jó era um homem de Uz. Tinha um total de dez filhos, sendo sete homens e três mulheres. Possuía várias juntas de ovelhas, camelos, bois e jumentas. Jó era o homem mais rico do oriente e possuía muita gente a seu serviço.

Além de ser um homem rico e poderoso, era também temente a Deus e se preocupava em sacrificar em favor de si mesmo e em favor de seus filhos, pensando sempre que seus filhos poderiam ter pecado contra Deus. Você pode observar que mesmo tendo muitas posses e bens Jó não perdia o temor a Deus e o que a Bíblia fala sobre isso: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” (Provérbios 9:10NAA)


EM UM MESMO INSTANTE

Jó recebe quatro notícias de uma só vez e notícias capazes de desestabilizar qualquer pessoa que seja bem-sucedida em sua vida:

  1. A perca de suas juntas de bois e jumentas;
  2. A perca das juntas de ovelhas;
  3. A perca das juntas de camelos;
  4. A morte de seus dez filhos.

Em um único instante Jó recebe a notícia de que toda sua fonte de renda havia se perdido e também que tinha um funeral a fazer, porém essa cerimônia fúnebre era de seus dez filhos. Imagine o quão devastador foi isso para aquele homem? Quão duro foi a dor e o choque de realidade que ele recebe? São situações que por mais que você tente, nunca conseguirá mensurar a dor de tamanha perda.

E qual a postura de Jó em meio a todo esse turbilhão? Como ele reage em meio a este cenário devastado pela perca? Ele toma a atitude mais incomum que o ser humano poderia tomar nesse momento, rasga as vestes e se humilha adorando a Deus. “E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1:21 NAA). As escrituras ainda detalham que Jó não atribui a Deus falta alguma.

Você pode dizer, lendo até aqui, que Jó já havia experimentado muito sofrimento; e eu não discordo disso. O detalhe é que ele ainda tinha saúde, porém satanás vendo que a postura de Jó se mantinha inabalável mesmo em meio a tantas desgraças pede a Deus para tocar em seu corpo físico.  Tento todo o corpo tomado por tumores malignos, Jó mantém a sua integridade. “Então a mulher dele disse: — Você ainda conserva a sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra! Mas Jó respondeu: — Você fala como uma doida. Temos recebido de Deus o bem; por que não receberíamos também o mal? Em tudo isto Jó não pecou com os seus lábios.” (Jó2:9,10 NAA)


SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE

É muito comum você ouvir falar sobre as restituições que aconteceram na vida de Jó. Porém como um ser humano comum ele sofreu os impactos das perdas em sua vida: ele suplicou pela morte, foi acusado por seus amigos de ter cometido delitos diante de Deus, amaldiçoou o dia do seu nascimento e clamou por justiça a Deus.

Em determinado ponto Jó questiona a justiça de Deus e diz que poderoso o tinha feito de inimigo, mas Deus responde a estas afirmações fazendo uma série de perguntas a Jó que se rende ao senhorio do Todo Poderoso.

Porém mesmo em meio a tanta turbulência Jó tinha esperança em seu coração: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25 NAA) Ele sabia que em algum momento Deus traria justiça em meio a todo seu sofrimento. É admirável a postura deste homem em meio a tantas adversidades.


DE OUVIR FALAR A VER COM O OLHOS

Quando você ouve a história de Jó acredito que a pergunta imediata que vem à cabeça é: Porque Jó sofreu tanto sendo ele reto, sincero e temente a Deus? Qual o motivo de Deus permitir que satanás tocasse em todos os bens e até na saúde de Jó?

A bíblia vai nos dizer que Jó era um homem temente a Deus e esse é o requisito principal para um homem sábio. E isso explica o porquê ele possuía tantos bens e era um homem poderoso no oriente. Mas apesar de tanto temor e reverência Jó não possuía experiências com Deus, ele não conhecia quem Deus realmente era. Conhecia os feitos e maravilhas de Deus, mas nunca provou de uma real experiência com ele.

Hoje não é incomum você ver alguém nessa situação: pessoas que buscam as Deus por medo ou necessidade, porém não possuem ou não querem possuir nenhum relacionamento com o Eterno. Procuram ser justas, mas não querem se submeter ao senhorio de Cristo. Tem o interesse de serem salvas, contudo não querem viver uma vida de salvos pelo sangue de Jesus. Em palavras simples buscam a Deus pelo que pode receber e não se importam com o que ele é em suas vidas.

A adversidade faz com que Jó se aproxime ainda mais de Deus e reconheça o que ele é independente da sua circunstância de vida. Mesmo em meio a seus questionamentos e ponderações, Jó se mantinha em posição de reverencia e submissão a vontade do Todo Poderoso. “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42:2 NAA)

A forma com que você encara a adversidade vai decidir o resultado do processo. Jó mantinha em sua mente a esperança de que Deus julgaria a sua causa e lhe traria alívio. Em detrimento de tudo Jó não se levanta contra Deus ou até mesmo utiliza palavras ofensivas contra ele.

Deus não tem apreço por relacionamentos de interesse. Ele pode nos dar todas as coisas? Claro que sim, mas desde que esteja sob sua vontade. Porém ele sempre dará preferência em atender e tratar as suas necessidades. E você sabe realmente quais as suas necessidades? E entenda bem que não é só no âmbito material que estamos falando. Deus quer tratar suas emoções, sentimentos e espírito.

Entender qual o propósito por detrás de uma dificuldade nem sempre será fácil. Manter-se confiante em Deus é primordial para se ter o mesmo equilíbrio de Jó. Muitas vezes você diz: - Entreguei nas mãos de Deus! Mas será que fez isso de verdade? Ou ainda tem tentado resolver do seu jeito quando vê uma possibilidade? Deixar nas mãos de Deus vai muito além do que só falar, é seguir pelo caminho que ele nos proporciona para determinada escolha. Lógico que isso pode ir totalmente de encontro ao que você acha ser a melhor escolha: “Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o Senhor. “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.” (Isaías 55:8,9 NAA)

Então mantenha-se firme e não deixe que suas estruturas emocionais sejam abaladas. Você é filho do Deus vivo que tem o poder nos céus, na terra e debaixo da terra. Não reclame, porém traga ao seu coração aquilo que pode lhe dar esperança. Se humilhe e adore com um coração quebrantado diante de Deus, isso irá atrair o favor d’Ele até você. Tenho certeza de que no final de tudo você também irá dizer: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” (Jó 42:5 NAA)


O DOBRO

Jó era um ouvinte temente a Deus e se torna um homem que viu Deus. Entenda que ele não viu a Deus como aconteceu com Moisés, mas o sofrimento trouxe a Jó um nível de intimidade tão grande que ele podia afirmar: “- Os meus olhos te veem.” O que parecia ser o fim de Jó na verdade se tornou o milagre da manifestação do poder de Deus.

Quero aqui profetizar algo sobre você leitor: - Você não irá morrer ao atravessar este deserto. Na verdade, você precisa mesmo atravessá-lo. Porém se prepare para a manifestação do que Deus irá fazer. Se prepare para o dobro: O dobro de unção, o dobro de ousadia, o dobro de prosperidade, o dobro de saúde, o dobro de intimidade, Deus vai te proporcionar o dobro em todas as áreas de sua vida. Você pode tomar posse disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário