Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2021

OS BENEFÍCIOS DE UMA NOVA VIDA EM CRISTO! O equilíbrio do espírito, alma e corpo!

Como você pode ter emoções equilibradas? Já pensou sobre isso? O que desiquilibra as suas emoções? Essa são perguntas fáceis para alguns e difíceis para outros.

Nesse post quero trazer a você a possibilidade de desfrutar de emoções equilibradas através de uma nova vida em Cristo Jesus. E quais benefícios essa nova vida pode me proporcionar? O que ou quanto eu devo pagar por ela? São perguntas que você pode estar se fazendo neste momento.

Para que você possa entender melhor quero primeiro te explicar as três dimensões do homem: ESPÍRITO, ALMA E CORPO. Kenneth E. Hagin, em seu livro O HOMEM EM TRÊS DIMENSÕES, vai trazer a definição para cada uma delas:

“ESPÍRITO - A dimensão do homem que lida com o âmbito espiritual. A parte do homem que conhece Deus.”

“ALMA - A dimensão do homem que lida com o âmbito mental - O intelecto do homem.”

“CORPO – A dimensão do homem que lida com o âmbito físico. A casa em que habitamos.”

Neste mesmo livro ele também vai dizer a seguinte frase: “O homem é um espírito que possui uma alma e habita em um corpo.”

E você pode estar se perguntando: - O QUE ISSO TEM A VER COM TER EMOÇÕES EQUILIBRADAS? Venha comigo nesta leitura e irei lhe responder durante o desenvolvimento deste texto.

 

A ALMA CONTAMINADA PELO PECADO

Quero que neste momento você viaje comigo até o Jardim do Éden e imagine o ambiente harmônico que ali existia. Deus diariamente conversava com o homem, mantendo um relacionamento próximo e agradável. Porém uma ordem havia sido dada: “E o Senhor Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” (Gênesis 2:16,17NAA)

Posso aqui afirmar que neste cenário o homem possuía total harmonia em suas três dimensões e Deus era de suma importância nesta harmonia. Porém a serpente se intromete para realizar um rompimento no relacionamento trazendo um desequilíbrio entre essas três dimensões. E como ela poderia fazer isso?

Quando Deus diz que ao comer do fruto Adão certamente morreria estava se referindo não a morte física instantânea, porém ao rompimento do relacionamento entre o homem e Deus quer seria resultado deste ato de desobediência. Logo quando Eva come do fruto e oferece a Adão, que também se alimenta dele, o que morre instantaneamente é o espírito do homem.

Após o pecado o homem observa que estava nu e a sua alma começa a produzir os primeiros sentimentos de um espírito morto (ou seja, desconectado de Deus): MEDO E VERGONHA. Estes sentimentos foram tão fortes que fez com que o casal se escondesse da face de Deus. “Ele respondeu: — Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” (Gênesis 3:10 NAA). Isso foi só o início dos desajustes das três dimensões do homem.

O pecado é algo tão nocivo ao homem que contamina a sua alma e faz com que seu corpo deteriore lentamente até a morte física: “A pessoa que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:20 NAA) Com isso podemos dizer que uma pessoa que vive uma vida de pecado está sentenciada a morte: Porque o salário do pecado é a morte...” (Romanos6:23 NAA)

O seu corpo sempre vai exteriorizar o que passa na sua alma. Se ela estiver doente consequentemente as afeições do seu corpo apresentarão os sintomas desta doença. Um exemplo prático e muito simples: Não tem com esconder do rosto quando estamos tristes e é muito difícil não sorrir em um momento de felicidade.

A bíblia vai nos dizer: “O coração alegre embeleza o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15:13 NAA)

 

AS OBRAS DE UMA VIDA PECAMINOSA

Quando se vive no pecado o espírito se encontra desconectado de Deus (morto) e consequentemente a alma contaminada é guiada pelos desejos carnais fazendo com que o corpo mergulhe ainda mais em delitos e maldades, a bíblia vai nos dizer que essas são as obras da carne: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21NAA) Paulo neste texto deixa bem claro que não há espaço no Reino de Deus para os que praticam tais obras.

Posso listar abaixo para você quais são as obras da carne:

  1. Imoralidade Sexual;
  2. Impureza; 
  3. Libertinagem; 
  4. Idolatria; 
  5. Feitiçarias; 
  6. Inimizades; 
  7. Rixas; 
  8. Ciúmes; 
  9. Iras; 
  10. Discórdias; 
  11. Divisões; 
  12. Facções; 
  13. Invejas; 
  14. Bebedeiras; 
  15. Orgias.

Quais os benefícios emocionais para alguém que leva uma vida pautada nas obras da carne? Pense nisso.

 

O SANGUE DE CRISTO: O DECONTAMINANTE DA ALMA

Então, devido ao pecado, o homem ficaria eternamente distante do seu criador? Estaria todos os descendentes de Adão fadados a viverem debaixo da condenação do pecado? A grande resposta para estas perguntas é que Deus não queria ficar eternamente distante de sua criação e traça um plano de redenção para toda humanidade.

Na antiga aliança para perdão dos pecados era necessário sacrificar um animal, porém o sacrifício por mais que cumprisse todas as determinações não era perfeito. Havia sempre a necessidade de um novo sacrifício para cobrir os pecados cometidos. Todo esse ritual era uma sombra do que havia de vir, o Messias.

Como disse, Deus já havia traçado um plano de redenção para humanidade e para cumprir esse propósito ele enviaria seu único filho para que na forma de homem se sacrificasse. E por que Jesus era o sacrifício perfeito? O que o diferenciava dos demais humanos? O que havia de especial no Messias que tornava o seu sangue poderoso para perdoar pecado?

Em primeiro lugar precisamos entender a divindade de Cristo. Nas escrituras relata que o anjo vai até Maria e a informa que o estava sendo concebido em seu ventre era fruto da obra do Espírito de Deus. Desse ponto você pode observar que no DNA de Jesus não era somente terreno, havia também o DNA celestial. Mesmo na forma humana a natureza divina estava presente em Jesus: “O anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lucas1:35 NAA) Cristo não era fruto de um simples ato sexual humano, mas resultado da atuação do poder de Deus sobre Maria.

Em segundo lugar o sacrifício deveria ser perfeito (sem mancha, ruga ou defeitos). Isso vai mostrar que não poderia haver falhas ou pecados. O Redentor precisava ser puro e imaculado para que através de seu sangue todos pudessem se achar puros diante de Deus. A partir do sacrifício de Cristo na cruz nenhum outro era mais necessário, ele havia cumprido todos os requisitos para ser o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 NAA)

Você tem aqui todas os motivos para acreditar que o sangue de Cristo é suficiente para perdoar pecados. Este mesmo sangue é o único capaz de lhe reconectar a Deus e, com isso, fazer o seu espírito ressuscitar. Desta forma a sua alma pode ser limpa de uma vez por todas das impurezas do pecado. Há poder neste sangue para lhe descontaminar das obras da carne, fazendo de você uma nova criatura em Cristo Jesus através de seu sacrifício na cruz.

 

OS FRUTOS DE UMA VIDA DESCONTAMINADA DO PECADO

Para que você possa viver uma vida livre do pecado é necessário reconhecer o sacrifício de Cristo na cruz e aceitá-lo como seu único e suficiente salvador. Ao cumprir esse passo o Espírito Santo passa a habitar em seu interior reconectando o seu espírito a Deus. Quando você passa a se relacionar com Deus a sua alma não sente mais prazer nos desejos da carne, logo aquilo que lhe inclinava ao pecado passa a não mais lhe atrair.

Tudo isso é determinante para que você comece a produzir o fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas5:22,23 NAA) Observe que todas essas atitudes são denominadas como o “FRUTO” do Espírito, isso mesmo no singular e quer nos dizer que devemos desenvolver todas elas em nossa vida no Espírito. “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gálatas 5:24,25 NAA)

Posso listar abaixo para você o fruto do Espírito:

  1. Amor; 
  2. Alegria; 
  3. Paz; 
  4. Longanimidade; 
  5. Benignidade; 
  6. Bondade; 
  7. Fidelidade; 
  8. Mansidão; 
  9. Domínio Próprio.

Quais os benefícios emocionais para alguém que leva uma vida pautada no fruto do Espírito? Pense nisso.

 

ESPÍRITO VIVIFICADO, ALMA DESCONTAMINADA E CORPO SARADO

“O homem é um espírito que possui uma alma e habita em um corpo.” KennethE. Hagin

Pense comigo: Você é um espírito e através dele se conecta a Deus. Você possui uma alma que é ministrada pelo espírito. E você habita em um corpo que manifesta o que se passa em sua alma.

A sua alma é descontaminada a partir do momento em que reconhece a Jesus como seu único e suficiente salvador. Até este momento ela vivia presa aos sentimentos pecaminosos que lhe dominavam e consequentemente refletiam exteriormente em seu corpo. O medo, ansiedade, avareza, depressão, síndrome do pânico, entre outros sintomas são comuns nesses casos.

Porém quando sua alma desfruta de ministrações vindas de um espírito conectado a Deus todo esse cenário muda. O pecado já não passa mais a lhe dar prazer, você não vive mais em função dos desejos carnais e o Espírito Santo começa a conduzir toda à sua maneira de viver. Logo intrepidez, calma, generosidade, poder, coragem, entre outros passam a ser produzidos pela sua alma.

Um corpo saudável e mente equilibrada são resultados de um espírito conectado a Deus. “A bíblia vai dizer: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3:20 NAA) E quero que você entenda bem isso: mente equilibrada não é porque tudo está dando certo em sua vida, mas porque aquele que sustenta o universo está cuidando de tudo.

Lembro a você que está graça é de graça. O preço já foi pago na cruz com o sangue de Cristo. Logo, Cristo morreu para nos garantir vida em plenitude e com abundância de felicidade. Então não se desanime pelas lutas e dificuldades, porém tome posse do que Cristo fez por você na cruz.

Então quero finalizar deixando um trecho do ensimanto de Jesus: 

— Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? — E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. — Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mateus 6:25-34 NAA)

Um comentário:

  1. Muito top irmão!! Aprendo a cada leitura e com riqueza de detalhes! Parabéns mestre!!!
    Deus te abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir