Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2021

EM ESPÍRITO E EM VERDADE! Entendendo os conceitos fundamentais da adoração a Deus!

Adorar em ESPÍRITO e em VERDADE. Você já pensou sobre esta afirmação Bíblica? E por que devemos adorar dentro destes dois princípios?

Adoração a Deus vai muito além de cantar louvores ou realizar uma bela dança no culto. Adoração é um estilo de vida que todo cristão deve desenvolver em sua caminhada. Quando se entende o amor de Deus, nosso Pai, ao entregar seu único filho, Jesus, para cumprir o plano de redenção pelas nossas vidas na cruz, se torna impossível não o adorar.

Quero dizer que entender quem você é em Cristo se torna essencial para uma vida como adorador. A base da adoração passa pelo relacionamento íntimo com o Pai através da pessoa de Jesus.

Este é um assunto que me anima bastante e se você quer entender mais do que começamos a falar aqui leia este artigo até o final! Quero compartilhar com você o que Deus tem ministrado no meu coração.

 

ADORAR

Palavra que significa prestar culto a divindade; ter veneração por (alguém ou algo); ter grande apreço por; reverenciar. Em nosso contexto ela demonstra toda nossa gratidão ao que Deus representa em nossas vidas.

 

ADORAR EM ESPÍRITO

Como podemos adorar em Espírito? Acredito que você já tenha se feito essa pergunta em algum momento. Para que eu possa explicar esse conceito a você tenho que começar pelo momento de sua conversão.

Você estava preso a seus delitos e pecados em uma vida que literalmente o conduzia a morte, porém em certo momento você ouviu falar de alguém que se entregou para que você não sofresse a pena de morte a que estava destinado. Logo decide, a partir de então, seguir uma nova trajetória em sua vida.

É exatamente no momento desta decisão que seu espírito é vivificado em Cristo. A partir de agora os desejos pecaminosos de sua carne começam a ser rejeitados pela atuação do Espírito Santo, que agora habita em seu interior, promovendo de um relacionamento de intimidade com Deus.

O que é ter intimidade? Um exemplo clássico, é chegar na casa do seu pai abrir a geladeira (sem pedir permissão) e pegar uma garrafa de água. É exatamente assim que Deus espera que nos relacionemos com ele, com a liberdade de um filho na casa do seu pai.

E qual filho não sente apreço pelo seu pai? Qual o filho não admira seu pai? Espero que você já esteja entendendo onde quero chegar. A palavra vai nos dizer: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3.20– NAA)

Adorar em espírito é a completa alegria de sua alma, que se regozija pela obra do Espírito de Deus em seu interior. É sorrir mesmo que as circunstâncias não pareçam favoráveis, porque tem a certeza de que o seu Redentor vive, logo isso prova que sua alegria não se baseia por coisas desta terra.

É logicamente óbvio que para adorar em espírito você precisa ter a presença do Espírito Santo, caso contrário, não será possível nenhum tipo de adoração a Deus. Ele é quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo.


ADORAR EM VERDADE

Você sabe o significado da palavra verdade? Caso não, coloco aqui para você: Propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade. Coisa, fato ou evento real.

O que você deve fazer para que sua adoração demonstre verdade? Será que existe um passo a passo para isso? Uma fórmula que torne minha adoração verdadeira? Lembra do que foi dito no início deste artigo? - Adoração a Deus vai muito além de cantar louvores ou realizar uma bela dança no culto. Adoração é um estilo de vida que todo cristão deve desenvolver em sua caminha.

Quando falo em adorar em verdade dou ênfase a sua atitudes como filho de Deus. Adoração é muito mais ampla em sua vida do que você imaginama ser. Não é resultado de uma receita pronta, mas fruto de uma proximidade com Cristo. Com isso, adorar em verdade não tem a ver com o que simplesmente você faz, mas com o que você é.

Por que você não peca? Pode até me responder: - Porque Deus não se agrada.

Porém vai muito mais além do que isso: o pecado causa a divisão entre o homem e Deus, logo quando você decide não pecar é porque não quer estar distante e/ou desconectado do Pai celestial. Uma vez que sua alma desfruta de uma vida abundante em Deus, livre da condenação do pecado, não irá querer mais voltar a uma vida pecaminosa, pois sabe que o resultado será a morte.

Você já parou para pensar que esse é um ato de adoração a Deus? Quando você decide não pecar diz para Deus que o ama e o reverencia, ou seja, demonstra nas suas atitudes o apreço que tem pelo sacrifício feito por Cristo na cruz e por Deus, em oferecer seu único filho como oferta para perdão dos seus pecados.

Adorar em verdade é exatamente isso, exaltar a Deus nas suas ações.

ADORAR EM ESPÍRITO LEVA AS PESSOAS A SEREM CONVENCIDAS DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NA CRUZ; ADORAR EM VERDADE LEVA AS PESSOAS A RECONHECEREM A OBRA DE CRISTO EM NÓS.

Acredito que com as definições anteriores esta frase ficou muito mais clara em sua mente.

Se a obra de Cristo na cruz faz reviver o seu espírito, que estava morto devido ao pecado, e você passa a ter uma alma sarada e emoções curadas, consequentemente isso será exteriorizado no seu semblante. A bíblia vai nos dizer em Provérbios15.13: “O coração alegre embeleza o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” Adorar em espírito transmite exatamente esta mensagem as pessoas em sua volta: CRISTO MORREU PELO MEUS PECADOS E NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO SOBRE A MINHA VIDA, A MINHA ALMA É LIVRE.

Uma vez que sua alma é livre do pecado e o seu interior habitado pelo Espírito Santo, as suas atitudes serão em conformidade com essa nova realidade. A suas ações revelam quem você é em Cristo Jesus. Você é uma cópia de Cristo aqui na terra. Adorar em verdade é mostrar que: AS COISAS VELHAS FICARAM PARA TRÁS E A VIDA QUE VOCÊ AGORA VIVE É EM ACORDO COM O QUE CRISTO DIZ EM SUA PALAVRA.

Sendo assim, você pede perceber que não existe barreiras e nem local específico para você expressar sua adoração a Deus. Adorar faz parte da vida de um cristão. Se quiser saber mais sobre isso leia o artigo: QUAL O LUGAR CERTO? JESUS DESVENDAESSE MISTÉRIO SOBRE ADORAÇÃO A MULHER SAMARITANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário