Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2022

PLANO X PROPÓSITO - O quanto seus planos e sonhos estão alinhados ao propósito de Deus?

Provérbios 19

21. Há muitos planos no coração do ser humano, mas o propósito do Senhor permanecerá.

Por mais que sejam palavras sinônimas, notamos que existe uma diferença nos significados destas no contexto do versículo acima.

Quero compartilhar com você as definições que Deus colocou em meu coração para essas duas palavras:

Planos - Toda ação gerada no coração humano visando um determinado fim.

Propósito - Todo projeto vindo do coração de Deus ao homem.

Observando bem o versículo notamos que há “muitos planos no coração do ser humano”. Em contrapartida temos “o propósito do Senhor”. E o que quero dizer com isso?

Durante sua trajetória de vida você já traçou muitos planos, sonhou com muitas coisas e almejou muitos resultados, mas mesmo em meio a tantos pensamentos e intensões do seu coração Deus projetou um maior propósito para sua vida. Esse é o ponto chave que quero abordar neste post: O quanto seus planos e sonhos estão alinhados ao propósito que Deus tem para sua vida.

 

O EXEMPLO DO APÓSTOLO PAULO

Nascido em Tarso na Cilícia, cidade que era um centro da cultura grega, Paulo era um israelita circuncidado da tribo de Benjamim com nome romano de Saulo (isso porque ele também possuía a cidadania romana). Educado sob o ensino de Gamaliel, renomado doutor da Lei naquela época. Além de conhecer profundamente a cultura grega, era herdeiro do farisaísmo e estrito observador da lei no judaísmo. Para o contexto da época Paulo possuía um currículo invejável, tendo a melhor educação e formação que qualquer um poderia receber. Era respeitado por sua cidadania romana, notado por conhecer as culturas grega e judaica, além de falar fluentemente os idiomas grego, hebraico e aramaico.

Paulo tornou-se um perseguidor dos cristãos e recebeu oficialmente autoridade para liderar ações de repressão aos seguidores de Cristo. Sendo também membro do concílio do sinédrio, dava seu voto em favor da morte de cristãos. Esse, a princípio, era o plano de vida que Paulo havia escolhido. Porém a Bíblia vai nos dizer que: “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, tanto homens como mulheres, os levassem presos para Jerusalém. Enquanto seguia pelo caminho, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor.” (Atos 9:1-3) A partir desta ocasião os planos de Paulo são substituídos pelo propósito de Deus: “Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel. Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome.” (Atos 9:15,16)

 

O MOMENTO DA MUDANÇA

Paulo respirava ameaças contra os cristãos, ou seja, estava focado em realizar seus planos em Damasco, principalmente após estar presente no apedrejamento de Estevão. A grande surpresa de toda essa história é Deus também estava focado em Paulo. E estando no caminho para damasco um encontro súbito acontece e inesperadamente uma luz cerca a Paulo e se ouve uma voz: “Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? Ele perguntou: — Senhor, quem é você? E a resposta foi: — Eu sou Jesus, a quem você persegue.” (Atos 9:4,5)

Se você está lendo este post é porque este súbito encontro já aconteceu em algum momento de sua vida. A luz de Cristo te alcançou e lhe trouxe um novo propósito, com novas perspectivas que podem ser diferentes de tudo aquilo que você planejou para a sua vida. Com Paulo aconteceu exatamente assim, após encontrar com Jesus não existia mais as diretrizes de sua própria vontade e sim o trajeto de um propósito desenhado diretamente pelas mãos de Deus.

Pode ser comum você se perguntar: - Por que tudo isso está acontecendo? O que eu faço? Por onde devo começar? Deixa-me dizer uma coisa: - Tudo o que você já viveu e o que ainda está vivendo vai ser necessário para que o propósito de Deus se cumpra na sua vida. Tudo o que Paulo estudou e aprendeu era necessário para sua nova vida a serviço do propósito. Pare de relutar, para de tentar se esquivar, ouça a voz de Deus e mergulhe verdadeiramente em uma vida centrada e guiada pelo propósito Divino.

 

ALINHANDO MEUS PLANOS AO PROPÓSITO DE DEUS

Quantos planos você já traçou para sua vida? Quantas metas você já estabeleceu para tentar cumprir? Acredito que você terá muitas respostas para estas perguntas! Porém agora quero te fazer mais uma pergunta: Quantos destes planos e metas estavam alinhados com o propósito que Deus tem para sua vida? Não se preocupe caso você demore a responder esse questionamento. O versículo utilizado de base vai dizer: “...o propósito do Senhor permanecerá”, ou seja, por mais que faça tudo conforme a sua vontade sempre irá prevalecer a centralidade do propósito de Deus para a sua vida.

Sempre quando se inicia um novo ano é muito comum traçar metas, muitas deles serão cumpridas e outras ficaram somente no papel. Sempre há um motivo pré-estabelecido para que esses projetos sejam traçados e sempre visando melhoras na vida em modo geral, porém imagine se ao invés de você fazer todas essas promessas de ano novo apenas perguntasse: Deus, quais os seus propósitos para minha vida durante este novo que irá se iniciar? Estou exemplificando com uma situação muito comum em nosso contexto social, agora imagine se no seu cotidiano você perguntar para Deus: Deus, qual seu propósito para este dia, ou semana, ou mês? Qual o seu propósito no meu setor de trabalho? Qual o seu propósito na minha faculdade? Qual o seu propósito na minha igreja local?

Paulo após encontrar com Jesus passa a não viver mais para as suas próprias vontades, mas uma vida de entrega diária para levar o nome de Cristo aos gentios.Ainda assim, atrevi-me a escrever a vocês sobre alguns desses assuntos, certo de que só precisam de um lembrete. Pois, pela graça de Deus, sou um mensageiro da parte de Cristo Jesus a vocês, os gentios. Anuncio-lhes as boas-novas para que se tornem oferta aceitável a Deus, separados pelo Espírito Santo. Tenho motivo, portanto, para me entusiasmar com o que Cristo Jesus tem feito por meio de meu serviço a Deus.” (Romanos 15:15-17) Observe que o apóstolo fazia isso com entusiasmo sabendo que o seu serviço a Deus, mediante a força do seu propósito e chamado, estava alcançando o resultado esperado.

Tentar resistir ao propósito de Deus nunca vai dar em nada, muito pelo contrário, quanto mais você se move ou se posiciona a altura do seu propósito mais os resultados tendem a ser satisfatórios para a sua vida. Enquanto você for o centro das suas ações, enquanto seus planos estiverem acima do propósito a conclusão sempre parecerá impossível ou inatingível, porém quando os propósitos de Deus nortearem todas as suas ações e planos as bençãos te alcançaram e não acrescentarão dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário