Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2022

HONRADOS POR DEUS ATRAVÉS DA NOSSA ADORAÇÃO E BUSCA

A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. (Mateus 4:1,2)

Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: "Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele." Com isto, o diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e o serviram. (Mateus 4:10,11)

No contexto acima jesus havia acabado de jejuar quarenta dias e quarentas noites, em outras palavras, Ele estava buscando a presença do pai. Precisamos entender que Cristo enquanto viveu aqui nesta terra estava sujeito as mesmas tentações humanas, logo observamos que Ele estava sempre contato com o Pai através de uma vida de oração e jejum.

O Que é Busca?
Pesquisar; analisar com minúcia; examinar exaustivamente

Deus é uma fonte inesgotável, quanto mais nos movemos em buscá-lo mais ele se revelará. Jesus ficou quarenta dias imerso na presença e devemos despertar o mesmo interesse em sair do raso e procurar ir cada vez mais fundo na presença de Deus. E como fazemos isso?

A bíblia nos apresenta alguns critérios para que a busca a Deus seja eficiente:

  1. Buscar de coração - Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. (Jeremias 29:13)
    A busca feita de todo o coração envolve duas coisas: disponibilidade e intencionalidade.Quando falamos de disponibilidade, em inúmeras vezes queremos dividir o tempo de busca a Deus com outras coisas e, muitas ocasiões, se perde esse tempo com as distrações do dia a dia.Quando falamos em intencionalidade, trazemos à vontade, o querer e o estar disposto a buscar a face de Deus.

  2. Buscar com fé - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam. (Hebreus 11:6) 
    A fé é o firme fundamento para tudo! Precisamos buscar a Deus com a convicção de que Ele irá se revelar, não há espaço para dúvida na presença de Deus.

  3. Buscar com humildade - Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)
    O orgulho e a soberba impedem a aproximação com Deus. Jesus sempre foi exemplo de humildade e sempre esteve muito próximo do Pai, não apenas por ser filho, mas também por sempre buscar com humildade estar diante de Deus.

  4. Buscar com orações - partindo do princípio de que a oração é uma conversa com Deus, essa se torna a principal maneira de buscarmos a Ele.

O Que é Adoração?
Ação de adorar, de prestar culto a um ser superior, a uma divindade.

Não há como viver dividido, não há como adorar a dois senhores e não a como querer viver o que o mundo tem a oferecer e o que Deus quer te dar. Adoração requer exclusividade! Adoramos ao Deus único e verdadeiro criador de tudo que existe pelo poder da palavra. Ele não é uma divindade! Ele é a Divindade!

"Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele."  Essa foi a expressão utilizada por Jesus para refutar a artimanha de satanás. Deus não quer parte do seu tempo, Deus não quer parte da sua busca, Deus não quer parte da sua devoção e Deus não quer parte da sua adoração. Ele quer você por inteiro.

O Que é Honra?
Princípio de conduta de quem cujas qualidades são consideradas virtuosas. Quem possui caráter aprovado.

O texto é muito claro quando diz que “Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” Você pode estar se perguntando se isso realmente é possível, porém o cordeiro precisava ser testado e ser encontrado perfeito, sem mancha ou mácula, para o sacrifício.

A honra que se manifesta na vida daquele que busca e adora a Deus é a de possuir um caráter aprovado, um caráter que é parecido com o de Cristo. O apóstolo Paulo vai dizer: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)

Muitas pessoas pensam que honra é algo que vem de fora para dentro, porém é totalmente ao contrário; ela se manifesta de dentro para fora. Mesmo que você não seja reconhecido pelas pessoas seu caráter permanece firme e inabalável e tudo isso porque Cristo vive em você. A honra tem que ser parte da sua essência!

Espírito x Carne

Existe uma luta constante em nosso interior e nesse combate sempre vencerá quem está sendo mais alimentado. Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. (Gálatas 5:16,17) O apóstolo Paulo nos alerta a não satisfazermos os desejos da carne, ou seja, não a alimentar.

Jesus em certa ocasião disse: Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41) Em outras palavras Jesus estava dizendo para que seus discípulos buscassem a presença do Pai para que eles pudessem fortalecer o espírito e, assim, vencer as tentações da carne.

Nessa guerra sempre vencerá o mais forte e quem estará mais forte também é uma responsabilidade nossa. Não podemos culpar ou querer transferir a responsabilidade de algo que nos convém realizar. Para o cristão vencer a carne não é uma opção e sim uma necessidade, para que possamos de fato proceder como pede o Apóstolo Paulo aos Romanos: Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1,2)

Vencendo a Carne

Como foi falado acima que a honra é a manifestação de um caráter aprovado e isso não é de fora para dentro, porém de dentro para fora. Nesse processo de batalha entre a carne e o espírito existe a modelagem do caráter e é vencendo essa batalha que somos honrados. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou. (2 Timóteo 2:4) Em outras versões temos a expressão “se embaraça”, seu objetivo não é agradar a este mundo e sim que Deus se agrade de você. E como iremos agradar o mundo se estamos indo na contramão de suas concupiscências?

Vencer a carne é deixar que o caráter de Cristo se manifeste em você. Cristo tem prazer em nos ver vencendo a carne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário